Ano Novo, Vida Nova

Caros Colegas e Amigos,

Em 2015, a Associação Portuguesa de Museologia comemorou cinco décadas de actividade. Colocando em números grosseiros, porque imprecisos, podemos contabilizar 16 mandatos de atividade contínua, para as profissões dos Museus.

Hoje a APOM conta com cerca de 200 associados, entre sócios individuais e institucionais. O mundo e Portugal, em particular, mudaram muito neste meio século de trabalho. O próprio ativismo é um desafio, enfraquecido por mudanças sociais e económicas.

Acreditamos que a vontade de alimentar uma reflexão e uma prática professional consciente e inovadora se mantém, encontrando, muitas vezes, formas de ação fora da atividade associativa mais convencional.

No entanto, as associações têm um enorme valor como comunidade de pensamento e de ação.Como um forum em que as pessoas se encontram – cara a cara ou por meios digitais; como um canal de informação fidedigna, validada e disseminada pelos pares; como um espaço de celebração através de prémios e outras iniciativas.

O ano de 2017 traz mudanças e riscos na atuação da APOM. Lançou-se este novo website, mais atual e dinâmico, e, também, mais exigente. Optou-se na sua concepção por não criar áreas restritas para sócios, mantendo a filosofia de serviço público – por e para todos. No entanto, qualquer organização privada sem fins lucrativos tem que ser sustentável e os sócios são a fundação essencial.

Outra alteração de monta traduz-se nos Prémios APOM. Optámos por mudar e enriquecer o formato, contribuindo ainda mais para a dignificação da atividade dos profissionais de Museus.

Poderão consultar o regulamento no website e a submissão de candidaturas é feita através de um formulário, passando a ter um valor simbólico, que irá custear as despesas de organização do evento. Associado aos Prémios, estarão uma conferência e o Anuário APOM, uma publicação digital, que pretendemos que seja Anual, com a compilação dos vencedores dos Prémios.

No website encontrará ainda mais informação, relativa a todos os candidatos, organizada como estudos de caso. O conhecimento é uma parte integral de qualquer atividade profissional e cívica e pretendemos, deste modo, alimentar a comunidade de Museus, com ideias e práticas.

Este ano também iremos ter eleições para os Órgãos Sociais, com a inevitável e sempre desejada renovação de voluntários. Não obstante a dificuldade em reunir muitos sócios e interessados numa Assembleia-Geral, deixamos aqui o repto, aproveitando para informar que será associado a um simpático jantar, promovendo o convívio informal entre colegas. A data será anunciada oportunamente.

Votos de 2017 interessante,

Saudações museológicas,

João Neto

Presidente da APOM

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s