Ano Novo, Vida Nova

Caros Colegas e Amigos,

Em 2015, a Associação Portuguesa de Museologia comemorou cinco décadas de actividade. Colocando em números grosseiros, porque imprecisos, podemos contabilizar 16 mandatos de atividade contínua, para as profissões dos Museus.

Hoje a APOM conta com cerca de 200 associados, entre sócios individuais e institucionais. O mundo e Portugal, em particular, mudaram muito neste meio século de trabalho. O próprio ativismo é um desafio, enfraquecido por mudanças sociais e económicas.

Acreditamos que a vontade de alimentar uma reflexão e uma prática professional consciente e inovadora se mantém, encontrando, muitas vezes, formas de ação fora da atividade associativa mais convencional.

No entanto, as associações têm um enorme valor como comunidade de pensamento e de ação.Como um forum em que as pessoas se encontram – cara a cara ou por meios digitais; como um canal de informação fidedigna, validada e disseminada pelos pares; como um espaço de celebração através de prémios e outras iniciativas.

O ano de 2017 traz mudanças e riscos na atuação da APOM. Lançou-se este novo website, mais atual e dinâmico, e, também, mais exigente. Optou-se na sua concepção por não criar áreas restritas para sócios, mantendo a filosofia de serviço público – por e para todos. No entanto, qualquer organização privada sem fins lucrativos tem que ser sustentável e os sócios são a fundação essencial.

Outra alteração de monta traduz-se nos Prémios APOM. Optámos por mudar e enriquecer o formato, contribuindo ainda mais para a dignificação da atividade dos profissionais de Museus.

Poderão consultar o regulamento no website e a submissão de candidaturas é feita através de um formulário, passando a ter um valor simbólico, que irá custear as despesas de organização do evento. Associado aos Prémios, estarão uma conferência e o Anuário APOM, uma publicação digital, que pretendemos que seja Anual, com a compilação dos vencedores dos Prémios.

No website encontrará ainda mais informação, relativa a todos os candidatos, organizada como estudos de caso. O conhecimento é uma parte integral de qualquer atividade profissional e cívica e pretendemos, deste modo, alimentar a comunidade de Museus, com ideias e práticas.

Este ano também iremos ter eleições para os Órgãos Sociais, com a inevitável e sempre desejada renovação de voluntários. Não obstante a dificuldade em reunir muitos sócios e interessados numa Assembleia-Geral, deixamos aqui o repto, aproveitando para informar que será associado a um simpático jantar, promovendo o convívio informal entre colegas. A data será anunciada oportunamente.

Votos de 2017 interessante,

Saudações museológicas,

João Neto

Presidente da APOM

Advertisement

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s