NORTE
Maria da Luz Sampaio
Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto; Pós-graduação em Museologia Social na Universidade de Lusófona (1997) Mestrado em Estudos Locais e Regionais na FLUP (2009). Doutorada em História e Filosofia da Ciência, especialidade Museologia pela Universidade de Évora (2015), com a tese “Da fábrica ao Museu: identificação, herança e difusão da cultura técnico-industrial”. Actualmente, integrada num programa Post-Doc na Universidade de Évora.
Em 1992 participa no projecto de investigação do Inventário do Património Industrial da cidade do Porto. Em 1996 participa no Programa museológico e na abertura do Museu da Ciência e Indústria do Porto. De 2000 a 2011 assume funções de Directora do Museu da Indústria do Porto. Responsável pela gestão de coleções, programação e serviços educativos. Professora de História do Traje e de Museologia na escola Artística ARVORE. Em 2014, responsável pelo curso de formação contínua “Introdução ao Turismo Industrial” na FLUP. Desde 2013 Investigadora do CIDEHUS – Universidade de Évora. Autora de livros e artigos sobre reconversão e musealização de edifícios industriais, programação museológica, museus e património industrial, história da técnica e da indústria.
CENTRO
Vânia Carvalho
SUL
Maria Luísa Francisco
Delegada Regional da APOM no Sul é pós-graduada em Sociologia da Cultura e das Religiões pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, tem mestrado em Ecologia Humana e Problemas Sociais Contemporâneos e está a preparar o seu doutoramento em Sociologia Rural e Urbana na mesma Universidade. Foi docente universitária no Ensino Superior Público e Privado ao longo de 13 anos. Autora de artigos na área da Sociologia da Cultura e da Sociologia Rural e Urbana.
Tem investigado o património cultural imaterial algarvio (PCI) e apresentado comunicações em Congressos e Seminários sobre as temáticas estudadas.
Na área da Museologia frequentou a disciplina de Introdução à Museologia, no regime de disciplinas singulares da Universidade Aberta, obtendo a classificação de 16 valores. Participou em Seminários em Museus e organizou um ciclo de actividades num Núcleo Museológico no meio rural (antiga Escola Primária). Coordena desde 2012, em parceria com a Associação homóloga da APOM na Andaluzia, o Encontro Transfronteiriço de Profissionais de Museus, que decorre anual e alternadamente em Portugal e Espanha.
AÇORES
Vítor Castelo
MADEIRA
Teresa Pais