Órgãos Sociais

                      Triénio 2021-2024                                  

MESA DA ASSEMBLEIA GERAL

Presidente: Teresa Tomás Marques

Teresa Tomás Marques, pós-graduada em Museologia, pela Universidade Lusíada de Lisboa. Licenciada em História, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Técnica superior da Câmara Municipal de Oeiras desde 1989. Integrou a equipa do Museu da Pólvora Negra, de 2001 a Junho de 2016. Integra atualmente a equipa da Divisão de Património Histórico, Cultura e Turismo, da Câmara Municipal de Oeiras. É tesoureira da APOM desde 2014. Membro fundador da Acesso Cultura, integra o Conselho Fiscal como relatora, de 2016 a 2018. Membro fundador da Associação Grupo de Amigos do Museu da Pólvora Negra, integra o Conselho Fiscal, como presidente, de 2016 a 2018. Membro fundador do Sindicato de Trabalhadores do Município de Oeiras – STMO, integra a Direção como vogal, de 2014 a 2017.

Vice – Presidente: Rui Cortes

Secretária: Andreia Conceição

Andreia Conceição

DIREÇÃO

Presidente: João Neto

joao-neto-20101

Vice – Presidente: Pedro Inácio

pedroinacio_apom

Pedro Inácio nasceu em Lisboa. Licenciado em Ciências Históricas, pela Universidade Lusíada. Curso de Mestrado em Museologia e Património, pela Universidade Nova de Lisboa. Museólogo e investigador na área do Património Cultural, sobretudo na história do abastecimento de água, com vários artigos e livros publicados. Trabalha no Museu da Água da EPAL, onde exerceu funções diretivas entre, 1988-2000 e 2008-2013. É Vice-Presidente da APOM- Associação Portuguesa de Museologia.

Secretária-Geral: Margarida Montenegro

MM_1

Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa. Pós-graduada na área da museologia, Curso de Conservador de Museus, promovido pela Associação Portuguesa de Museologia, Escola Superior de Belas Artes de Lisboa e IEFP. Pós-graduada em Gestão das Artes, pelo Instituto Nacional de Administração, em colaboração com a Columbia University, sob orientação da Prof. Doutora Joan Jeffri. Especialização na área das Artes Decorativas/Mobiliário pela Fundação Ricardo Espírito Santo Silva. Foi docente na Escola Superior de Artes Decorativas, da Fundação Ricardo Espírito Santo Silva, na Escola Superior de Teatro e Cinema, do Instituto Politécnico de Lisboa, na Universidade Católica Portuguesa e na Escola Artística de António Arroio. Diretora do Palácio Nacional de Mafra de 1991 a 2008. Desde setembro de 2012, Diretora da Cultura da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Alguns projetos relevantes: Restauro dos 6 órgãos da Basílica do Palácio Nacional de Mafra (apenas com recurso a mecenato); restauro do Sistema mecânico do Carrilhão da Torre Sul do PNM e das suas principais coleções (Pintura -de encomenda joanina-, Escultura e Alfaias Litúrgicas em prata e bronze, Mobiliário e Tapeçarias). Exposições: Visitação: arquivo, memória e promessa”, “De Roma a Lisboa – Um álbum para o rei magnânimo”. Autora de vários artigos publicados em edições e revistas da especialidade. Integra atualmente os Órgãos Sociais da APOM e o Conselho de Curadores da Fundação Ricardo Espírito Santo Silva

Tesoureira: Gabriela Cavaco

Vogal: Inês Câmara

2a Fotografia_InesCamara

A Inês fundou a Mapa das Ideias, com a Ana Fernambuco e a Daniela Araújo, em novembro de 1999. A sua atividade na empresa centra-se na sobreposição de diferentes setores, como a Educação, Mediação, Marketing e Gestão nas áreas da Cultura, Património e Cidadania. Juntamente com a Ana, é responsável pela estratégia e gestão global da empresa. Possui um currículo enquanto oradora e formadora, tanto em ambientes académicos como não académicos. Na Mapa, coordenou o projeto de transferência de inovação e conhecimento “Museum Mediators Europe”, entre 2012 e 2014. Interessa-se especialmente pelas funções sociais e institucionais do museu, mediação e públicos de museu, encontrando-se a fazer o doutoramento na área. É também membro do ICOM (Comité Internacional de Profissionais de Museus) e da APOM (Associação Portuguesa de Museologia). Enquanto empreendedora e ativista social, além do trabalho desenvolvido em organizações profissionais, a Inês, juntamente com Ana, esteve envolvida em vários projetos como membro da Associação Portuguesa de Empresárias e, nos últimos anos, como membro do Lisbon Business Angels Club. É docente no Instituto Politécnico de Tomar. É Presidente da Culture Action Europe. 

Vogal: Teresa Oliveira

teresaoliveira_apom

Teresa Oliveira é licenciada em Dança (1993) pela Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa da Universidade Técnica de Lisboa. Ingressou em 1996 na Divisão de Animação e Divulgação Cultural da Câmara Municipal de Lisboa. No âmbito da EGEAC, desempenhou as funções de Gestora do Cinema São Jorge e desde finais de 2004 é Diretora do Castelo de S. Jorge, onde preconizou um plano global de valorização do monumento, dos quais se destacam os projetos de implementação do Sistema de Bilhética e a apresentação da candidatura ao Programa Operacional de Cultura do projeto “Musealização da Área Arqueológica da Praça Nova e Instalação do Núcleo Museológico”.

Vogal: Patrícia Remelgado

patriciaremelgado_apom

Patrícia Remelgado é cofundadora e diretora do Pporto.pt (www.pportodosmuseus.pt). Doutorada em Museologia na FLUP com a tese “Estratégias de Comunicação em Museus”, possui uma Pós-Graduação em Marketing Management na Porto Business School. Colabora como docente e formadora com várias instituições, nomeadamente na área da Museologia, Indústrias Culturais e Criativas, Comunicação e Marketing. Consultora na área da Gestão da Informação e Comunicação, no âmbito do Património Cultural, e na conceção e implementação de projetos culturais.

Vogal (suplente): Sara Pereira 

Voga (suplente): Inês Fialho Brandão

InêsFialhoBrandão_1

Inês Fialho Brandão coordena o Espaço Memória dos Exílios (Câmara Municipal de Cascais/Fundação D. Luís I). Integra o Conselho Científico do Observatório para o Ensino da História na Europa (Conselho da Europa). Colaborou extensivamente enquanto profissional de museus e curadora com instituições nacionais e estrangeiras. Os seus projetos relevantes incluem Olhares Cruzados sobre Arte e Islão (2008); Colecionar para a Res Publica (2011); O Legado Judaico em Portugal, exposição em Cascais (2018), Histórias Desconfinadas (2020). Coordenou os roteiros para famílias dos Museus Municipais de Cascais (2010-11). É licenciada em História e História de Arte, mestre em Estudos Islâmicos e Museologia e doutoranda em História (Universidade Nacional da Irlanda). Em 2020, a Associação Portuguesa de Museologia distinguiu-a com o prémio Museóloga do Ano. 

CONSELHO FISCAL

Presidente:  Paulo Carvalho

Vice-Presidente: Madalena Diogo

MadalenaDiogo

Secretária: Celina Pinto 

apom-50-anos

APOM 50 anos – Os pioneiros

 Em 12 de Outubro de 1965 foram eleitos por unanimidade pelos membros da Comissão Organizadora os primeiros corpos gerentes da Associação Portuguesa de Museologia.

Mesa da Assembleia Geral

Presidente ……………………………………                    Mário Tavares Chicó

Vice-Presidente ……………………………..                  Adriano de Gusmão

1.º Secretário ……………………………….                    António Manuel Gonçalves

2.º Secrtário …………………………………                    Madalena Cabral

Direção

Presidente …………………………………..                    Maria José Mendonça

Tesoureiro …………………………………                      Carlos de Azevedo

Secretário …………………………………                       Maria João Madeira Rodrigues

Vogais ……………………………………                          Fernando Peres

Eduardo Sampaio

 

Conselho Fiscal

Presidente ………………………………………..             Armando Silvério

Vogais………………………………………                      Maria Teresa Gomes Ferreira

Abel de Moura

Lista dos primeiros Sócios

N.º 1 – João Couto……………………….                 Antigo Diretor do Museu Nacional de Arte Antiga

N.º 2 – Maria José Mendonça ……                 Diretora do Museu Nacional dos Coches

N.º 3  – Maria João Madeira Rodrigues…      Conservadora do Museu de Arte Sacra de São Roque

N.º 4 – Carlos de Azevedo……….                    Conservador dos Museus, Palácios e Monumentos

N.º 5 – Adriano de Gusmão……..                    Publicista e Crítico de Arte

N.º 6 –  Fernando Peres Guimarães …            Arquiteto. Chefe de Repartição da D.G.E.M.N.

N.º 7 – Abel de Moura …………..                     Diretor Interino do Museu Nacional de Arte Antiga

N.º 8 – Eduardo Jaime Sampaio Franco        Eng.º Silvicultor. Especialista do Lab. Nacional de Engª Civil

N.º 9 – Mário Tavares Chicó…….                     Prof. Universidade de Lisboa – Diretor do Museu Regional de Évora

N.º 10 – Madalena Cabral …….                      Chefe do Serviço Educativo do M.N.A.A.– Conservadora ajudante do M.N.A.A.