Órgãos Sociais

                      Triénio 2014-2017                                  

MESA DA ASSEMBLEIA GERAL

Presidente: António Nabais

antonio-nabais_apom_crop

António J. C. Maia Nabais, museólogo e historiador, professor universitário (museologia), Técnico Superior do IPPC (Instituto Português do património Cultural), do IPM (Instituto Português de Museus), diretor do Museu Dr. Joaquim Manso, na Nazaré e diretor do Departamento de Conteúdos da Parque EXPO 98 SA, responsável pela conceção, produção e montagem dos pavilhões temáticos do Futuro, Utopia, Conhecimento dos Mares, Realidade Virtual e Exibição Náutica. Autor de programas museológicos de vários museus em Portugal, Guiné-Bissau e Brasil e autor de vários títulos de revistas (portuguesas e estrangeiras) e de livros sobre património cultural e museologia. Membro de várias associações: APOM, ICOM, Sociedade de Geografia de Lisboa, Associação Tagus Universalis,  LAMASE, Centro de Documentação, Arte e Arquitetura -Siza Vieira.

Vice – Presidente: Manuel Furtado Mendes

manuelfurtado_apom_crop

Manuel Cardoso Furtado Mendes. Professor na ULHT – Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias em Lisboa e Doutorado em Museologia pela ULHT – Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias desde o ano de 2011. É Investigador integrado do CeiED – Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento. Está a inscrito no Pós-Doutoramento em Museologia. Publicou 6 artigos em revistas especializadas. Participou em 8 eventos no estrangeiro e 38 em Portugal na área da Museologia. Recebeu 2 prémios na área da reabilitação do património histórico. Atua também nas áreas de Engenharia e Tecnologia com ênfase em Engenharia Civil e Ciências Sociais. Face à sua formação de base em Engª Civil pelo IST – Instituto Superior Técnico, possui larga experiência na área da reabilitação e conservação do património histórico ou construído de raiz, assim como na área de Avaliação Técnica e Económica dos patrimónios Urbano e Rústico, Sustentabilidade ambiental e Energias renováveis.

1ª Secretária: Maria José Santos

mariajosesantos_apom_crop

Maria José Mendes da Costa Ferreira dos Santos é  Directora do Museu Municipal de Penafiel desde Janeiro de 201. Ingressou na Câmara Municipal de Penafiel, como Técnica Superior de Arqueologia em Julho de 2000. Licenciada em História, variante de Arqueologia, Mestre e Doutoranda em Arqueologia na FLUP, e Pós-Graduada em Gestão Estratégica do Património na Administração Pública e Autárquica pelo ISPGAYA, detendo ainda o Curso de Gestão Pública na Administração Local do CEFA. É, desde 2014, Correspondente Nacional do European Museum Forum em Portugal.

2ª Secretária:  Amélia Ricon Ferraz

 

DIREÇÃO

Presidente: João Neto

joao-neto-20101

Vice – Presidente: Pedro Inácio

pedroinacio_apom

Pedro Inácio nasceu em Lisboa. Licenciado em Ciências Históricas, pela Universidade Lusíada. Curso de Mestrado em Museologia e Património, pela Universidade Nova de Lisboa. Museólogo e investigador na área do Património Cultural, sobretudo na história do abastecimento de água, com vários artigos e livros publicados. Trabalha no Museu da Água da EPAL, onde exerceu funções diretivas entre, 1988-2000 e 2008-2013. É Vice-Presidente da APOM- Associação Portuguesa de Museologia.

Secretária – Geral: Aida Rechena

aidarechena_apom_crop

Aida Rechena é museóloga tendo como linha de investigação dominante a “sociomuseologia”,  “teoria museológica” e “museologia de género”. Concluiu doutoramento em Museologia em 2011, com a tese “Sociomuseologia e Género. Imagens das mulheres em exposições de museus portugueses”.
Tem vasta experiência em curadoria de exposições, no desenvolvimento de programas museológicos e museográficos, na gestão de coleções museológicas e na gestão de museus. Desde 11 janeiro de 2016 é diretora do Museu Nacional de Arte Contemporânea.

Tesoureira:  Teresa Tomas Marques

Teresa Tomás Marques, pós-graduada em Museologia, pela Universidade Lusíada de Lisboa. Licenciada em História, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Técnica superior da CMOeiras desde 1989. Integrou a equipa do Museu da Pólvora Negra, de 2001 a Junho de 2016. Integra atualmente a equipa da Divisão de Património Histórico, Cultura e Turismo, da CMOeiras. É tesoureira da APOM desde 2014. Membro fundador da Acesso Cultura, integra o Conselho Fiscal como relatora, de 2016 a 2018. Membro fundador da Associação Grupo de Amigos do Museu da Pólvora Negra, integra o Conselho Fiscal, como presidente, de 2016 a 2018. Membro fundador do Sindicato de Trabalhadores do Município de Oeiras – STMO, integra a Direção como vogal, de 2014 a 2017.

Vogal: Teresa Oliveira

teresaoliveira_apom

Teresa Oliveira é licenciada em Dança (1993) pela Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa da Universidade Técnica de Lisboa. Ingressou em 1996 na Divisão de Animação e Divulgação Cultural da Câmara Municipal de Lisboa. No âmbito da EGEAC, desempenhou as funções de Gestora do Cinema São Jorge e desde finais de 2004 é Diretora do Castelo de S. Jorge, onde preconizou um plano global de valorização do monumento, dos quais se destacam os projectos de implementação do Sistema de Bilhética e a apresentação da candidatura ao Programa Operacional de Cultura do projeto “Musealização da Área Arqueológica da Praça Nova e Instalação do Núcleo Museológico”.

Vogal: Patrícia Remelgado

patriciaremelgado_apom

Patrícia Remelgado é co-fundadora e directora do Pporto.pt (www.pportodosmuseus.pt). Doutorada em Museologia na FLUP com a tese “Estratégias de Comunicação em Museus”, possui uma Pós-Graduação em Marketing Managment na Porto Business School. Colabora como docente e formadora com várias instituições, nomeadamente na área da Museologia, Indústrias Culturais e Criativas, Comunicação e Marketing. Consultora na áraa da Gestão da Informação e Comunicação, no âmbito do Património Cultural, e na concepção e implementação de projectos culturais.

Suplente: Inês Camara

Inês Bettencourt da Câmara

Fundadora e Diretora Criativa da Mapa das Ideias, criada em 1999. Licenciada em Comunicação Social, está a terminar o Doutoramento em Ciências Sociais, tendo como tema de tese “O Museu e os seus Públicos”. De 2000 a 2016, integrou o corpo docente do Instituto Politécnico de Tomar, onde lecionou disciplinas nas áreas do Marketing, Comunicação e Gestão. Tem colaborado como formadora e docente convidada com várias instituições nas áreas da mediação, marketing e gestão cultural.  É responsável pelas áreas de inovação e novos projetos na Mapa das Ideias, que conta com inúmeros projetos em Museus Portugueses e Europeus. Membro do ICOM.

Suplente: Mariana Basto

 

CONSELHO FISCAL

Presidente:  Sara Silva

Vice- Presidente: Lídia Barros

Vogal: Leonor de Sá

 

 

apom-50-anos

 

APOM 50 anos – Os pioneiros

 Em 12 de Outubro de 1965 foram eleitos por unanimidade pelos membros da Comissão Organizadora os primeiros corpos gerentes da Associação Portuguesa de Museologia.

Mesa da Assembleia Geral

Presidente ……………………………………                    Mário Tavares Chicó

Vice-Presidente ……………………………..                     Adriano de Gusmão

1.º Secretário ……………………………….                      António Manuel Gonçalves

2.º Secrtário …………………………………                     Madalena Cabral

Direção

Presidente …………………………………..                    Maria José Mendonça

Tesoureiro …………………………………                      Carlos de Azevedo

Secretário …………………………………                       Maria João Madeira Rodrigues

Vogais ……………………………………                       Fernando Peres

Eduardo Sampaio

 

Conselho Fiscal

Presidente ………………………………………..              Armando Silvério

Vogais………………………………………                      Maria Teresa Gomes Ferreira

Abel de Moura

Lista dos primeiros Sócios

N.º 1 – João Couto……………….      Antigo Diretor do Museu Nacional de Arte Antiga

N.º 2 – Maria José Mendonça ……               Diretora do Museu Nacional dos Coches

N.º 3  – Maria João Madeira Rodrigues…    Conservadora do Museu de Arte Sacra de São Roque

N.º 4 – Carlos de Azevedo……….          Conservador dos Museus, Palácios e Monumentos

N.º 5 – Adriano de Gusmão……..           Publicista e Crítico de Arte

N.º 6 –  Fernando Peres Guimarães …     Arquiteto. Chefe de Repartição da D.G.E.M.N.

N.º 7 – Abel de Moura …………..    Diretor Interino do Museu Nacional de Arte Antiga

N.º 8 – Eduardo Jaime Sampaio Franco – Eng.º Silvicultor. Especialista do Lab.

Nacional de Engª Civil

N.º 9 – Mário Tavares Chicó……. Prof. Universidade de Lisboa – Diretor do Museu

Regional de Évora

N.º 10 – Madalena Cabral ……. Chefe do Serviço Educativo do M.N.A.A.

– Conservadora ajudante do M.N.A.A.